Qual a melhor tradução?

Quando comecei a ler literatura com alguma regularidade, lá pelo final de 2012, ficava sempre em dúvida se devia ler esta ou aquela tradução de determinado livro, porque, é claro, não queria investir meu tempo numa versão que não fosse a mais bem escrita e mais próxima do original. Pesquisava bastante na internet atrás de recomendações, mas raramente encontrava alguma informação que facilitasse a escolha. Pensando em ajudar um pouco quem também tem essa “angústia” de não saber qual a melhor tradução de um livro, e também por curiosidade e interesse pessoal, resolvi criar este blog, onde pretendo comparar e analisar traduções de clássicos da literatura. Não sou escritor, tradutor, crítico literário, nem nada; sou apenas um leitor preocupado com a qualidade do que leio, tentando descobrir o que é melhor e tornando público para quem tiver interesse.

Apesar de essa história com as traduções ter uns três anos, o estopim que me fez tomar a decisão de me dedicar a esse assunto foi uma descoberta que me deixou um tanto perplexo: a tão falada tradução feita por Mário Quintana de Lord Jim, de Joseph Conrad, é resultado de uma ampla e grave mutilação do texto original. É sobre isso que falarei no próximo post.

2 comentários em “Qual a melhor tradução?

Adicione o seu

  1. Luis Felipe, parabéns pelo Blog.
    Estou com ‘No Coração das Trevas’ pedindo para ser retomado. A tradução que tenho é de Celso M. Paciornik.

    Quando vi teu comentário sobre a tradução de Lord Jim do Mario Quintana, logo lembrei do Kim, de Rudiyard Kipling, em tradução de Monteiro Lobato. Não conheço outra, nunca li no original, mas me pôs a pensar. Infelizmente perdi o livro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: